BLOG: A IMPORTÂNCIA DA LOGíSTICA NAS ORGANIZAÇÕES
A logística está diretamente ligada à satisfação do cliente e ao sucesso das empresas, por isso ela é tão importante nas organizações.
É valido ressaltar o papel estratégico da logística, definindo-a da seguinte forma:
“Logística é um componente da gestão estratégica. Ela é responsável pela gestão de aquisição, movimentação e estocagem de materiais, componentes e produtos acabados (junto com a respectiva informação), através da organização e seus canais de marketing, para satisfazer os consumidores e alcançar a lucratividade esperada pela empresa.” - Gattorna e Walters
A logística deve ser vista como o elo entre o mercado e as atividades estratégicas, táticas e operacionais da empresa. Ela deve cuidar da harmonização dos fluxos desde a entrada de matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final. Cabe a ela facilitar as atividades necessárias para a empresa alcançar níveis satisfatórios de prestação de serviço e qualidade.
O papel da logística, de colocar o "produto certo, no momento certo, no local certo, ao custo correto" ganha, portanto, relevância. Em um projeto de implantação de uma estrutura de logística integrada, ou de gestão da cadeia de suprimentos, deve haver total integração entre a função marketing e a função logística.
O desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos pode começar pelo projeto da estrutura organizacional. Este projeto envolve duas atividades: a criação da função logística integrada (que tanto pode ser uma área, um centro de competência ou uma célula virtual) e a definição dos processos que apoiam seu funcionamento. Existem duas alternativas de estrutura para a logística integrada:
- A primeira, mais tradicional, reúne todas as atividades da logística em um único departamento. Tem a vantagem de agregar competências e a desvantagem (contornável) de afastar estas competências das áreas fins (marketing, produção, etc.).
- A segunda, mais avançada, reúne todas as atividades da logística em uma célula interdepartamental, sustentada por processos (atendimento de pedidos, previsão de demanda, planejamento da produção, etc.). Tem como vantagem uma forte orientação para os processos e como desvantagem (contornável) a necessidade de negociações constantes entre os responsáveis pelos processos e os responsáveis pelas funções (compras, produção, marketing, etc.).
As atividades da função logística integrada podem ainda ser classificadas em três grandes grupos:
Atividades estratégicas
Estas atividades relacionam-se às decisões e à gestão estratégica da própria empresa. A função logística deve participar de decisões sobre serviços, produtos, mercados, alianças, investimentos, alocação de recursos, etc.
Atividades táticas
Estas atividades relacionam-se ao desdobramento das metas estratégicas e ao planejamento do sistema logístico. Envolvem decisões sobre fornecedores, sistemas de controle de produção, rede de distribuição, subcontratação de serviços, etc.
Atividades operacionais
Estas atividades relacionam-se à gestão do dia-a-dia da rede logística. Envolvem a manutenção e a melhoria do sistema, a solução de problemas, etc.
A relação é estreita entre a função marketing e a função logística, já que os prazos são apertados para ambos os lados. Cria-se dessa maneira um vínculo de confiança, pesando mais para a logística, uma vez que qualquer pequena falha pode causar um grande transtorno e prejudicar eventos e ações de marketing.
Isso se traduz na necessidade de um operador logístico especializado, fazendo desta etapa do marketing promocional uma ferramenta estratégica de negócios. Contudo, apesar do mercado emergente, existem poucos operadores logísticos especializados.
Gestão logística na ponta dos dedos
Na era da tecnologia digital, a informação, as plataformas de gestão e os aplicativos para smartphones, especialmente voltados para o setor logístico, garantem resposta rápida para problemas logísticos e informações mais precisas durante toda a operação.
Essa imersão diária no mundo digital impulsiona empresas de todos os segmentos a se adaptarem e oferecer o máximo de dados e informações, muitas vezes, com acompanhamento em tempo real, para que parceiros e clientes possam tomar decisões mais rápidas, mudando as estratégias de mercado e administrar melhor o tempo.
Nós da Cotlog nos preocupamos em garantir a tranquilidade da operação logística da sua empresa. Por isso investimos em tecnologia de ponta para atender as demandas garantindo a qualidade, confiabilidade e satisfação dos nossos clientes.
No setor logístico, o investimento tecnológico é determinante para o sucesso dos negócios. Utilizamos sistemas de gestão TMS (módulo de gerenciamento de carga) e WMS (gerenciamento de armazenagem e distribuição de carga). Esses dois principais sistemas já trazem diversas vantagens em uma operação logística como:
- Otimização de recursos (condutores, ajudantes e caminhões);
- Acompanhamento em tempo real da operação;
- Rápido gerenciamento de informações;
- Aumento da rentabilidade, rapidez nas respostas e qualidade no serviço.
A tecnologia digital não possui barreiras e avança de diversas formas no setor logístico. O exemplo mais recente é o uso de smartphones nas operações.
Com milhões aparelhos móveis ativos no país, a integração entre gestão de informação e smartphones demorou acontecer, mas já tem se tornado um “facilitador” para motoristas nas estradas e controladores nos centros de distribuição, e claro, pode até ser usado pelo proprietário da carga.
Os novos apps permitem acesso às informações de trânsito, pontos críticos de carga e descarga, e trazem dados específicos dos materiais transportados, consumo de combustível, além de uma série de outros dados pertinentes a categoria.
Com a troca de informações ágeis, os novos apps também dão ao motorista mais segurança para o negócio, aumenta produtividade durante o serviço.
Há ainda empresas que desenvolvem produtos (softwares/hardwares) de monitoramento e manutenção de veículos, visando diminuir custos logísticos, otimização de frota, monitoramento do estado dos pneus, avaliação de comportamentos de riscos – direção em alta velocidade, troca brusca de pistas, desvio de trajeto, parada em locais não cadastrados. Tudo isto fornece informações para as empresas de gerenciamento de risco e seguro de cargas terem uma melhor visão e informações que possibilitem decisões rápidas como um contato com o motorista ou até o bloqueio do veículo a distância.
Esses serviços mais segmentados são destinados às empresas de grande e pequeno porte que desejam controlar melhor o comportamento da frota (veículo/motorista), diminuir os riscos de roubos.
Essa tecnologia também pode cobrir veículos pequenos, como carros e vans, o que permite inclusive, controlar remotamente a trajetória e até limitar a velocidade do trajeto.
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A tecnologia digital reduz custo de frete
Outra tecnologia voltada ao setor logístico é a plataforma online que auxilia empresas de pequeno porte a encontrar espaços disponíveis para transportar a carga. Ela permite a conexão entre transportadores, trades e agentes de carga, já que anualmente milhares de contêineres são transportados com espaços vazios, pois nem sempre é possível agrupar cargas para compartilhar. O objetivo dessa plataforma é diminuir o tempo de espera para compartilhamento de carga que hoje pode chegar a semanas.
Algumas plataformas permitem a oferta de carga, pelo modal rodoviário, para um determinado destino, colocando desta forma o dono do caminhão e o responsável pelo embarque da carga, tudo com o objetivo de conseguir um melhor custo de frete e quem ganha com isto é o cliente.
A tecnologia digital aumenta as vendas
A tecnologia digital facilita na otimização do veículo através de sistemas que ajudam a determinar a melhor forma de carregamento diminuindo os espaços ociosos. A tecnologia digital facilita também a roteirização das entregas contribuindo sensivelmente na melhoria da performance da distribuição.
Vimos neste artigo a importância da logística na organização e que cada vez mais as novas tecnologias são utilizadas para auxiliar nos métodos de gestão e de estratégias para tomada de decisões nas organizações.
A meta de nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível.
Todo empreendimento deseja a melhoria, a qualidade de serviços, produtos e adota políticas de sobrevivência que levem ao crescimento.
E sua empresa? Já possui um operador logístico que atenda suas reais necessidades?