QUAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA AS EMPRESAS

A importância da Logística Empresarial nos dias atuais e como é vista no mercado

Marcelo Banzato Blog 522 views 7 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A logística é um sistema que organiza o fluxo de informações, materiais e pessoas, com o propósito de atingir um objetivo com agilidade. A logística empresarial engloba todos os procedimentos de mercadorias e o deslocamento de informações. Contudo, para que isso aconteça com eficiência o gerenciamento deve acontecer de modo integrado. O aprimoramento de cada uma das etapas do fluxo é muito importante para o desenvolvimento de todo o sistema. Somente assim é possível garantir excelência no gerenciamento empresarial.

A logística empresarial trata, portanto, do processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente e eficaz o fluxo de informações. É um procedimento integrado para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, que vista pelo ângulo empresarial significa o planejamento, gestão e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais na qualidade e quantidade desejadas, no tempo preciso e com o um preço viável para formar o estoque.

Existem ponto-chaves para a execução do sistema logístico integrado, sendo eles:

Logística empresarial integrada:

Nada mais é que o setor responsável por quatro atividades básicas e importantes para qualquer empresa/fabrica: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. O planejamento logístico empresarial é, portanto, feito com o objetivo de obter a maior eficiência possível no que diz respeito a tais atividades;

Controle de estoque

Constitui-se em ter disponível o produto para suprir a sua demanda, assim não havendo falhas com os clientes;

Gerenciamento de transporte:

È uma etapa essencial para que o produto chegue em segurança, de forma rápida e nas melhores condições, entregando nas lojas ou diretamente ao cliente.

Gestão de informação:

A gestão da informação dentro de uma empresa/fábrica agrega muito valor ao produto através de supervisão e divulgação de toda informação precisa, interna e externamente. Assim dispondo de um serviço ágil no processo de produção, como a compra e o deslocamento do produto.

Buscando utilizar estes princípios primários, o gerente de logística garante uma base adequada para executar com precisão as etapas de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o serviço/produto certo, na hora certa, no lugar certo, pelo menor custo possível.

O mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, rápida e exigente mostra urgência em explicar o objetivo da logística usando o termo integração, com o propósito de integrar todos os fatores que desenvolvem a gestão da cadeia.

Distribuição, transporte, armazenamento, estoque e verificação de pedidos em um processo de planejamento, implementação e controle devem buscar resultados eficazes entre as operações logísticas e são etapas importantes que devem ser bem desenvolvidas.

Embora as atividades que envolvem a logística serem praticadas há muito tempo, o conceito de logística empresarial como função integrada de uma empresa é um conceito recente. A inovação da integração refere se ao ato de planejar e coordenar os processos que implementam o caminho pelo qual o produto passa até chegar ao cliente final, tendo sempre como objetivo a otimização total, assim garantindo maior rentabilidade para a empresa como um todo.

No mercado econômico existem variações que preocupam os acionistas, que precisam ter cada vez mais cautela diante do sistema logístico de seus produtos e serviços. Deste modo, é de encargo da logística empresarial utilizar inúmeras técnicas estratégicas para atender ao mercado.

Portanto, a logística é uma ferramenta importante para empresa. E deve ser levada a sério, pois uma logística mal planejada pode prejudicar todo o cronograma. E isso não é só da organização. Os fornecedores devem ter também um bom planejamento logístico. As empresas devem, por obrigação, conhecer a fundo quem são seus fornecedores. Deve conhecer suas instalações, o seu processo de produção e até mesmo buscar referências.

Suas dúvidas foram esclarecidas com esse artigo? Quer continuar acompanhando nossos posts e recebendo nossas dicas? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de todas as novidades!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

[E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

 Até a Próxima Semana!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Marcelo Banzato
Marcelo Banzato

CEO da empresa Cotlog Soluções Logísticas é pós-graduado no curso Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Possui em seu currículo várias certificações internacionais na área da hipnoterapia.

Todos as publicações do(a) autor(a)

Deixe seu comentário aqui:

Artigos Relacionados