LOGÍSTICA REVERSA: O QUE É?

 LOGÍSTICA REVERSA: O QUE É?

Entenda a importância e os benefícios da Logística Reversa

Jorge Leandro Piva Blog 84 views 8 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A Logística Reversa é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental. Em resumo, ela tem como objetivos planejar, implementar e controlar de um modo eficiente e eficaz o retorno ou a recuperação de produtos; a redução do consumo de matérias-primas; a reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais; a deposição de resíduos; a reparação e a refabricação de produtos.

Ela opera através de 3 canais, os bens de pós venda, pós consumo e embalagens.

Pós Venda:

Trata do retorno adequado de produtos com defeitos que tem troca garantida pelo código de defesa do consumidor, se um item apresenta defeito e necessita troca, o canal de pós venda é acionado através de um processo de SAC que deverá informar corretamente o cliente e o departamento de logística sobre a maneira correta de tratar este retorno, este canal entrou muito mais em evidência após a explosão do mercado eletrônico com os avanços tecnológicos.

Pós Consumo:

É o canal responsável por retornar os materiais para fins de descarte apropriado ou reciclagem dos produtos com sua vida útil encerrada, este processo visa a sustentabilidade e se possível retorno financeiro, por exemplo, não há ganho financeiro no descarte apropriado de diversos itens onde o ganho é o cuidado com o meio ambiente, porém, a reciclagem de uma tonelada de alumínio segundo a WWF se economiza 16.850 kwh cerca de 96% da energia 5 toneladas de bauxita, 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água, neste caso, o retorno é financeiro e ambiental.

Embalagens:

Trata do retorno de embalagens reaproveitáveis, existem embalagens próprias do sistema logístico que são reaproveitáveis como o Palete ou o Contêiner, entre outras embalagens retornáveis para abastecimento de linhas de produção, porém, é muito comum ver no nosso dia a dia, garrafas de cerveja, coca cola, onde os estabelecimentos comerciais guardam a garrafa para o distribuidor retirar, também podemos ver o caso dos botijões de gás, e na indústria bombonas para o reabastecimento de fluídos.

5 empresas que são exemplos de logística reversa          

Mc Donalds, Natura, HP, Bridgestone, Philips, e você sabe o que todas essas empresas tem em comum? Todas se importam com a sustentabilidade da sua produção! A logística reversa é cada vez mais tendência no mercado atual.

1 – McDonald’s

A empresa McDonald’s possui uma ideia interessante com relação à reutilização do óleo. Material que é amplamente usado para fritar as batatas fritas oferecidas em suas filiais pelo Brasil. Conveniada a uma empresa chamada Martin-Brower, desenvolveu-se uma técnica de logística reversa focada na sustentabilidade. Assim, utilizada a fim de regularizar o descarte do óleo utilizado em suas frituras.).

Os caminhões que levam os alimentos para as filiais do McDonald’s recolhem o óleo que restou e os levam para uma análise do produto. Em seguida, o óleo é encaminhado para uma usina que o transforma em biocombustível, que é utilizado para abastecer os próprios caminhões da empresa.

2 – HP

A empresa criou um programa chamando HP Planet Partners Brasil. Esse programa, se baseia na ideia de agendar uma data com o cliente para que ele possa enviar os cartuchos e torners que já foram utilizados.Dessa forma, ao invés de descarta-los em lixos comuns, os materiais voltam para a empresa.

Com isso, a empresa recolhe tudo gratuitamente, em uma espécie de coleta seletiva, para que depois seja feito um processamento do material. Por fim, este é reutilizado para a produção de novos produtos da marca como cartuchos e peças para impressoras.

3 – Natura

A Natura, é uma empresa em que a preocupação com o meio ambiente mostra-se muito presente. Dessa forma, a empresa é reconhecida pelos diversos produtos que se importam com o Ecodesign.

Assim, desenvolveu um programa incrível para a reutilização de resíduos. Baseada no recolhimento de embalagens e materiais de divulgação. Após esse procedimento, a empresa faz o processamento dos materiais recolhidos, reciclando-os e reutilizando-os em seguida.

A Natura é responsável por todo o processo, que não envolvendo nenhuma outra empresa, e, consequentemente, responsável por fazê-la economizar ainda mais).

4 – Pneus Bridgestone

Ao receber um pneu no final de sua vida útil, a empresa aplica o conceito de logística reversa. Dessa forma, os pneus passam por um processo de trituração e picotagem, o que torna possível sua reutilização. Como não é possível utilizar esses fragmentos para produzir pneus, pois a borracha perde suas propriedades e o processo de fabricação de pneus é bem complexo, a reutilização da borracha triturada e picotada está em solados de sapatos, borracha para vedação, peças de reposição para indústria automobilística e até em asfaltos.

5 – Philips

Há mais de 30 anos, a Philips criou um programa para que seja reduzido o descarte inadequado de lixo eletrônico. A fim de recolher este lixo da forma correta, a empresa espalhou postos de coleta credenciados pelo Brasil. Estes postos são responsáveis pela coleta dos aparelhos da Philips que são descartados. O recolhimento de pilhas e lâmpadas também é feito nesses postos. Após o recolhimento destes materiais, a empresa analisa os resíduos, assim, podendo decidir se a peça pode ser reutilizada ou se deve ser descartada.

Como funciona a Logística Reversa?

Na prática, a logística reversa inicia com o produto: após ele ser comprado e/ou consumido por alguém, retorna para a empresa – o que já é uma grande vantagem para o meio ambiente, pois gera menos lixo. Nessa etapa, o consumidor devolve o produto ou a embalagem ao comerciante ou ao distribuidor; depois, o comerciante leva a mercadoria ou parte dela para o fabricante que, por fim, encaminha o item para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Para que esse tipo de logística possa funcionar é preciso orientar os clientes para que eles entreguem os produtos que serão recolhidos, já que a logística reversa deve ser entendida como um processo regular e constante, e não como algo esporádico, realizado apenas em certos momentos.

Porém, é importante ter em mente que alguns produtos necessitam de um sistema de logística reversa independente do serviço de limpeza público, ou seja, é de total responsabilidade da empresa recolher novamente os produtos que sejam perigosos para a população e para o meio ambiente, como:

·         Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;

·         Pilhas e baterias;

·         Pneus;

·         Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

·         Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

·         Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Benefícios da Logística Reversa

Além de ajudar o meio ambiente, os projetos que visam manter o equilíbrio entre a atividade empresarial e a natureza também resultam em diversos benefícios para os as organizações que buscam lucro.

Redução de custos

Ao estimular o retorno das mercadorias ou de partes dela para as fábricas, é possível baratear o custo da matéria-prima.  

Melhoria do processo produtivo

É preciso investir em pesquisa para determinar o ciclo de vida de cada produto e seus componentes, para que se possa criar diretrizes para o tratamento dos resíduos, adaptar a produção e modificar o fluxo de distribuição. Se a empresa pretende manter a cadeia em pleno funcionamento, deve adotar controles rigorosos e buscar a eficiência dos custos para que os resultados se mantenham em longo prazo.

Relacionamento com a sociedade

A construção de uma imagem positiva junto ao público envolve a criação de uma relação de parceria e confiança. A sociedade, de maneira geral, começou a criar expectativas em relação à responsabilidade socioambiental das organizações. Por isso, é importante que estas se envolvam e estejam atreladas à consciência ecológica.

O crescimento econômico pode ser muito bem equilibrado com:

·         o reabastecimento do ciclo produtivo;

·         o reaproveitamento de peças e equipamentos;

·         o reparo de mercadorias com defeito pelo fabricante;

·         o desenvolvimento de embalagens recicláveis e retornáveis.

Adequação à legislação

Com a mudança nas legislações do meio ambiente, há uma fiscalização muito maior em relação às práticas abusivas das empresas. Estabelecer a logística reversa na empresa irá reduzir muito os riscos de sofrer penalidades.

Conclusão

Quando uma empresa de logística consegue empregar um processo de logística reversa de maneira que gere lucros, ela está alcançando a sustentabilidade econômica e ambiental do seu negócio. E isso é muito importante para que grandes coorporativas não se tornem inimigas da sociedade, mas sim parceiras valiosas.

Contar com bons meios de produção sustentável e trabalhar com a redução, reutilização e reciclagem podem ser pontos cruciais para sua empresa. Uma vez que ela é fundamental para se adequar as normas ambientais, a conscientização e para conquistar novos clientes. 

A logística reversa atende não somente ao mercado e à economia, mas seu principal serviço é ao meio ambiente. Por isso é tão importante ampliar a consciência ambiental como fator determinante na forma com a qual a sociedade lida com o consumo para garantir a vida das próximas gerações.

Tem outras dúvidas sobre Logística Reversa? Compartilhe com a gente!

Baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

[E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Até a Próxima Semana!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Jorge Leandro  Piva
Jorge Leandro Piva

Gerente de Logística na CotLog Soluções Logísticas. Profissional com 11 anos de experiência na área de logística, ampla experiência em logística inbound, de distribuição, transporte fracionado (aéreo e rodoviário), grande experiência na área de administração, facilidade na interpretação de números e resultados.Sempre aberto ao diálogo e a troca de experiências visando gerar o melhor resultado para a operação e maior maturidade da equipe.

Todos as publicações do(a) autor(a)

Deixe seu comentário aqui:

Artigos Relacionados