Logística promocional como garantir a eficiência operacional

Logística promocional como garantir a eficiência operacional

5 cuidados que devem ser tomados para garantir a eficiência operacional da sua logística promocional

Marcelo Banzato Blog 201 views 5 min. de leitura

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Todo evento ou ponto de venda (PDV) necessitam de materiais de comunicação e divulgação. Certo?

Enquanto o marketing promocional busca fortalecer marcas, aumentar as vendas e fidelizar os clientes, a logística promocional abastece eventos e ações com o material necessário.

O setor que atende essa demanda chama-se marketing promocional. Entretanto, para que uniformes, brindes, estandes e todo material que compõem as campanhas cheguem ao lugar correto na hora certa, o marketing promocional apoia-se na logística promocional, um ramo ainda pouco explorado no Brasil mas em constante crescimento.

Cabe dar uma atenção especial às ações em pontos de venda. Sabe-se que essa atuação direta com o consumidor tem um impacto muito bom para a marca que investe nesse modelo de promoção.

A logística promocional é uma área que já movimenta dezenas de bilhões de reais no Brasil, contando cada vez mais com inovações tecnológicas para atender com segurança, tranquilidade e qualidade a gestão logística que facilitam o dia a dia dos clientes. Ela pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos de atuação entre elas: bens de consumos, alimentos, indústrias, montadoras, agências de promoção, empresas que investem em marketing promocional, etc.

A logística promocional é um ponto crucial para que as campanhas de marketing sejam bem-sucedidas e, devido a isso, requer muito planejamento, análises e acompanhamento. É composta por várias etapas, que vão desde o recebimento dos materiais, até a montagem de kits e envio para os pontos de venda. Ela é responsável por uma grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing e causa influência sobre o sucesso da estratégia adotada.

A missão da Cotlog é simplificar a gestão logística de nossos clientes, deixando todo processo, mais simples, mais rápido e seguro.

Nossa operação é totalmente monitorada por câmeras, temos uma acuracidade nessa modalidade acima da média do mercado. Somos especialistas na logística promocional, com a maioria dos nossos clientes nesse segmento.

Desde o recebimento, armazenagem, faturamento, expedição, distribuição e transporte nosso foco total é no atendimento ao cliente.

Confira algumas dessas soluções baixe o [E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

[E-BOOK] SOLUÇÕES LOGÍSTICAS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Para ajudar a garantir a eficiência operacional e, consequentemente, um desempenho satisfatório, listamos abaixo 5 cuidados que devem ser tomados:

Planejamento da disponibilidade de estoques

A logística promocional possui diversas fases e a gestão dos estoques de materiais é um ponto crucial. Nesse sentido, para garantir que o planejamento seja cumprido, é preciso ter conhecimento das demandas dos pontos de vendas e determinar quais as quantidades necessárias para atendê-la.

Também é importante alinhar o cronograma na hora de negociar com o fornecedor, já que o prazo de envio deve ser bem menor que o tempo necessário para disponibilizar os itens no PDV.

Padronização dos processos

Algumas atividades, como o manuseio dos materiais e a montagem dos kits, podem requerer um cuidado maior ou uma forma adequada de execução. Nesse sentido, se uma equipe interna é responsável por essa etapa, é necessário padronizar e formalizar os métodos de trabalho ideais.

Por outro lado, se o processo é executado pelo operador logístico, deve-se repassar as orientações e alinhar as necessidades, garantindo que o parceiro de negócio colocará o modelo em prática — isso é importante para evitar avarias, envio de kits incompletos, entre outras perdas que podem acontecer na operação.

Nossa preocupação é de conscientizar da importância da embalagem na integração logística tendo uma visão globalizada do processo.

Atenção aos prazos

Quando se estabelece um prazo para que o material esteja disponível no PDV, deve-se considerar que isso não envolve apenas o processo de entrega. Em outras palavras, é preciso planejar os prazos do fornecedor, os de estoque (recebimento, armazenagem, separação), de montagem e também o de transporte.

Isso significa que todas as variáveis devem ser bem planejadas e executadas com o foco em cumprir o cronograma geral, evitando atrasos — imagine um produto novo no ponto de venda sem a devida comunicação visual, ou uma equipe sem os uniformes: a estratégia será totalmente falha.

Seleção de parceiros confiáveis

Outro ponto que vale a pena citar é a importância de escolher um bom operador logístico para prestar os serviços. Nesse sentido, os cuidados envolvem:

  • A reputação da empresa no mercado;
  • A avaliação dos clientes;
  • Os prazos e preços praticados;
  • A relação custo-benefício;
  • O investimento em tecnologia (modernização e eficiência dos processos, além da possibilidade de monitorar cada etapa da operação).

Dentro do possível possível, o ideal é optar pela contratação de um fornecedor de serviços que já tenha alguma experiência com a logística promocional. Leia mais em A Importância da Logistica nas Organizações.

Monitoramento do processo da logística promocional

Por fim, também é importante monitorar cada fase de toda a operação, visto que isso ajuda a identificar falhas com antecedência e permite uma ação rápida — e mais eficaz. Dessa forma, se existe um problema ainda na entrega do fornecedor, por exemplo, torna-se possível tomar decisões ou reorganizar os processos para que o atraso não gere impactos no envio para o PDV.

No artigo de hoje, você viu alguns cuidados que devem ser tomados neste tipo de operação, mas existem diversas outras ações de melhorias que podem — e devem — ser adotadas por sua empresa e parceiros.

Sua empresa possui um setor de logística interno ou terceiriza esse tipo de serviço?

Caso sua empresa necessite de logística promocional lembre-se que a escolha do operador logístico pode ser considerada um fator estratégico.

Gostou deste artigo? Então acompanhe nosso blog e se inscreva agora mesmo para aproveitar todos os conteúdos!

Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

+55 11 4612.4680 

Até a Próxima Semana!

Quer saber mais sobre a CotLog Soluções Logísticas?

BAIXAR EBOOK APRESENTAÇÃO DA COTLOG

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Marcelo Banzato
Marcelo Banzato

CEO da empresa Cotlog Soluções Logísticas é pós-graduado no curso Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Possui em seu currículo várias certificações internacionais na área da hipnoterapia.

Todos as publicações do(a) autor(a)

Deixe seu comentário aqui:

Artigos Relacionados