5 DICAS PARA PREPARAR A LOGÍSTICA PARA A BLACK FRIDAY

    5 DICAS PARA PREPARAR A LOGÍSTICA PARA A BLACK FRIDAY

COMO PREPARAR A LOGÍSTICA DA SUA EMPRESA PARA A BLACK FRIDAY

Marcelo Banzato Blog 70 views 5 min. de leitura

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A Black Friday está quase chegando e a edição 2018 promete uma competição acirrada entre as marcas. Por isso é tão importante se destacar entre os concorrentes! É hora de aproveitar as tendências do momento e transformar a data em um sucesso para a sua empresa em todas as frentes: produtos, redes sociais e atendimento.

Para todo lojista, a Black Friday é dos períodos mais propícios para alavancar lucros e lançar produtos. A expectativa é que as vendas cresçam cerca de 30% em 2018, já que cada vez mais brasileiros planejam fazer grandes compras — sobretudo eletrônicos e eletrodomésticos — e até mesmo adiantar os presentes de Natal nessa data.

Dessa forma, o varejista não pode perder a oportunidade de vender mais e aumentar seu faturamento nesse período. Contudo, para ter sucesso nessas vendas e, de quebra, conquistar novos clientes, é preciso realizar um planejamento minucioso para essa data, o que envolve aspectos como uma boa seleção de produtos e especialmente a logística.

Uma logística desestruturada nesse período pode pôr tudo a perder e comprometer a experiência de compra do cliente. Com a perspectiva de um volume intenso de vendas, preparar a logística para a Black Friday é fundamental para fortalecer a imagem de sua empresa e garantir bons lucros ao longo de todo o ano.

Assim, confira 5 dicas sobre logística para a Black Friday e veja como se planejar para ter bons resultados e vender mais nessa data! Acompanhe!

1.  Vender mais no Black Friday exige planejamento

Especialistas do setor recomendam iniciar os preparativos para o Black Friday com pelo menos quatro meses de antecedência. Esse período é necessário para estruturar o planejamento de estoques e equipe, verificar se a arquitetura da loja virtual suporta o aumento das vendas, rever a rotina logística e os meios de pagamento, assim como preparar a campanha de marketing de acordo com seu público-alvo.

2.Planejamento de vendas e operações para o Black Friday

Antes de tudo, é recomendado levantar informações do mercado e da empresa e analisar esses dados para definir quais são os seus objetivos, metas e qual é o plano de ação para chegar onde você quer. Feito isso, é preciso planejar a sua promoção e a demanda de vendas, definindo quais produtos serão oferecidos com desconto e qual será o percentual. Você vai precisar:

Analisar os produtos que mais saem

Verificar quais têm maior lucratividade

Rever a quantidade de itens

A Curva ABC pode ajudar a classificar os produtos e identificar os que mais contribuem no faturamento ou que tem maior fluxo de movimentação, mas para o correto planejamento de vendas, você também deve usar opções de cálculos da demanda que sejam mais adequadas ao seu negócio, como a média móvel, projeção linear e estimativas comerciais.

Após essa análise, negocie o melhor preço com seus fornecedores para conseguir oferecer melhores descontos aos seus clientes.

3. Fique atento ao pós - venda e a Logística Reversa

É natural que, com mais vendas, maiores são as possibilidades de trocas e retornos de mercadorias. O atendimento eficiente e rápido do cliente nesse momento de pós-venda é crucial para garantir sua fidelização.

Portanto, sua empresa precisa estar preparada para receber e atender essas solicitações de trocas e recolher mercadorias. Aposte em boas práticas de logística reversa para facilitar a vida do consumidor e aprimorar ainda mais sua experiência de compra.

Para ter sucesso na Black Friday e cativar clientes, a empresa precisa elaborar uma boa estratégia de vendas e, acima de tudo, manter os processos da cadeia de suprimentos bem-alinhados. Invista em nossas dicas de logística para a Black Friday e prepare-se para fazer ótimas vendas!

4. Organize a Logística

Se sua empresa possui logística própria, esse é o momento de verificar as condições e manutenção da frota. Afinal, se as entregas multiplicarem, você precisa ter certeza de que todas as solicitações serão atendidas dentro do prazo.

Caso não possua frota própria, conte com uma Empresa de Logística comprometida e de confiança. Para sua empresa, é importante cumprir com o prometido para não perder clientes ou ter a reputação de sua marca manchada.

Na hora de escolher, busque parceiros flexíveis e especializados, que farão entregas com segurança. Para aprimorar ainda mais o fluxo de entregas, conte com empresas que investem em tecnologias como rastreamento e monitoramento de cargas. Informar o consumidor sobre o status do seu pedido em tempo real é certamente um diferencial.

5. Controle o Estoque

Um passo essencial na organização da logística para a Black Friday é o controle de estoque. Com uma velocidade alta de vendas, será preciso fazer um inventário antes da data e analisar as quantidades exatas que a empresa possui.

Assim, com base nas informações levantadas no planejamento inicial, o setor de compras saberá exatamente o que precisa ser reposto e em quanto tempo todos os produtos precisam estar prontos.

A análise de dados e organização são imprescindíveis para o sucesso na Black Friday, já que as informações analisadas contribuem para minimizar os riscos de sobra ou falta de produtos no estoque. Da mesma forma, esse é o período ideal para liquidar itens que já estão encalhados e comprometem o capital de giro da empresa.

O transporte de material promocional é uma chave para que as vendas sejam ainda maiores, e a logística promocional se mostra essencial em eventos dessa escala.

Deixe sua Logística Promocional com quem entende do assunto!

Você já está pronto para a Black Friday? Conheça nossos serviços e planeje sua logística.

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Até a Próxima Semana!

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Marcelo Banzato
Marcelo Banzato

CEO da empresa Cotlog Soluções Logísticas é pós-graduado no curso Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Possui em seu currículo várias certificações internacionais na área da hipnoterapia.

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